Nimue Ninfae (nimue_chan) wrote in thecrfaq_br,
Nimue Ninfae
nimue_chan
thecrfaq_br

Introdução

Bem-vindos ao "FAQ RC – Uma Introdução ao Paganismo Reconstrucionista Celta"

Embora nenhum indivíduo esteja autorizado a falar em nome da comunidade RC como um todo, é por meio de documentos criados por consenso como este que pretendemos apresentar os princípios, crenças e práticas centrais compartilhadas por nossa comunidade. Este texto foi criado pela colaboração de um grupo de praticantes veteranos do RC, incluindo alguns dos fundadores desta tradição. Foi escrito por consenso, usando um Celti-Wiki e um banco de dados criados para este projeto. Nós o apresentamos em forma de um FAQ: respostas a Questões Freqüentemente Perguntadas sobre o Reconstrucionismo Celta. Esperamos que ele seja uma boa introdução à nossa comunidade e tradição, e que vocês apreciem sua estada conosco.

Fáilte! (Bem-vindos!)


Alguns Pressupostos

Neste texto decidimos, na maior parte do tempo, usar o Irlandês Moderno como a língua Céltica padrão. Isto não quer dizer que todo o RC é Irlandês, mas apenas reflete a necessidade de padronizar a maior parte das nossas referências em algum idioma em prol da legibilidade. Também usamos as línguas Célticas para aquelas partes de nossas crenças e práticas que não podem ser expressas em Português, e porque o ato de cuidar e ajudar a revitalizar as línguas Célticas é uma parte importante do RC. Esperamos que a importância que damos a essas línguas esteja refletida neste texto, mas mantendo-o acessível àqueles que não falam nenhuma destas línguas.

Além disso, o Irlandês Moderno tem a vantagem de uma grafia padronizada, é talvez a língua Céltica com mais cursos e classes disponíveis, e temos observado mais pessoas de orientação RC com inclinação para as culturas Gaélicas que para as Britônicas ou as Continentais. No entanto, usamos grafias mais antigas nos casos em que uma palavra acabou sendo incorporada a línguas modernas ou a grafia antiga é mais conhecida pelos leitores. Em alguns casos, usamos palavras de outras línguas Célticas onde era necessário o uso de termos específicos daquele idioma. Nestes casos, preferimos usar a grafia que parecesse mais fácil de entender. Por fim, em alguns casos se exigia o uso de grafias mais antigas (como nos nomes de tradições ou organizações). Nestes casos, usamos a grafia que fosse a mais adequada em cada caso.

Este FAQ tende a pressupor uma certa familiaridade com conceitos e terminologia religiosos, com incursões ocasionais em campos relacionados como arqueologia, antropologia e psicologia. Se uma palavra ou frase causar confusão no leitor, o uso do Google e de dicionários será útil. Dependendo das reações dos leitores, talvez acrescentemos um glossário a este documento no futuro.

Mais uma vez, Fáilte! (Bem-vindos!), e esperamos que apreciem sua estada conosco!
  • Post a new comment

    Error

    Anonymous comments are disabled in this journal

    default userpic

    Your IP address will be recorded 

  • 1 comment